O professor JOSÉ CARLOS LIBÂNEO é titular da
Universidade Católica de Goiás, onde, além de ensinar nos cursos de
graduação e pós-graduação, é vice – Coordenador do mestrado em Educação.Libâneo
é um grande pensador brasileiro, que dedicou e dedica o seu tempo para
refletir sobre a formação de professores, na defesa intransigente da
consolidação de uma escola pública de qualidade em nosso país. Suas
reflexões sobre didática e prática de ensino e sobre sua perspectiva
crítico-social dos conteúdos o colocam entre os mais importantes
teóricos progressistas da educação.
LIBANEO, José Carlos Biografia José
Carlos Libâneo, nasceu em Angatuba, interior do estado de São Paulo, em
1945 e fez seus estudos iniciais e o ensino médio no Seminário
Diocesano de Sorocaba (SP).Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo), em 1966. “MESTRE” da
educação escolar brasileira concluído em 1984 e “DOUTOR” em educação,
posteriormente. Sua dissertação de mestrado em filosofia da educação
mostra sua preocupação com as práticas pedagógicas. Em sua tese de
doutora-mento, deixa isso claro e examina sobre os fundamentos teóricos e
práticos do trabalho docente. Libaneo
é bastante conhecido no meio educacional pelas profundas contribuições
teóricas que produz na área. Articula uma reflexão crítica sobre a
natureza histórico- social dos conteúdos de ensino e a própria didática
de transmissão destes conhecimentos. Ele ensina pesquisa e escreve sobre
assuntos de teoria da educação, Didática, política Educacional e Escola
pública. É atualíssimo os seus conhecimentos e seus compromissos com o
projeto político pedagógico da escola. Iniciou
suas atividades profissionais em 1967, como Diretor do Ginásio Estadual
Pluricurricular Experimental (SP), por seis anos. Em 1973 fundou e
dirigiu por três anos o Centro de Treinamento e Formação de Professores
da secretaria da Educação Estadual em Goiânia. A partir de 1975,
tornou-se professor da faculdade de educação da Universidade Federal de
Goiás. Libâneo E Educação – A Escola, O Professor E A Aprendizagem. Para Libâneo as necessidades educativas presentes, tornam a escola um lugar de mediação cultural, e a pedagogia, ao viabilizar a educação, é a pratica cultural intencional de produção e internalização de significados. Os
alunos recebem do professor, meios de aquisição de conceitos
científicos e de desenvolvimento das capacidades cognitivas e
operativas, dois elementos da aprendizagem escolares interligados e
indissociáveis. As
crianças vão à escola para aprender cultura e internalizar os meios
cognitivos de compreender o mundo e transformá-lo, para isso é
necessário pensar – estimular a capacidade de raciocínio e julgamento, melhorar a capacidade reflexiva. A
didática hoje precisa se comprometer-se com a qualidade cognitiva das
aprendizagens e esta, por sua vez, está associada à aprendizagem do
pensar. O
professor tem papel de mediador na preparação do aluno para o pensar e
para isso é fundamental que ele entenda o desenvolvimento do pensamento e
que desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos
sistemáticos do pensar. O ensino impulsionará o desenvolvimento das competências cognitivas, mediante a formação de conceitos teóricos. Posição Frente Às Tendências Libâneo
é o autor referencia da teoria “tendências pedagógicas”, porém é a
favor da tendência crítico-social dos conteúdos.
Algumas Das Obras Do Autor O Professor Libâneo:
- ACELERAÇÃO ESCOLAR – Estudos sobre educação de adolescentes e adultos (1976).
- DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA - A pedagogia crítico social dos conteúdos (Editora Loyola, 17ª edição).
- DIDÁTICA (20ª edição).
- ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? – Novas exigências educacionais e profissão docente (4ª edição).
- PEDAGOGIA E PEDAGOGOS, PARA QUÊ? (3ª Edição).
- Referências utilizadas:http://pedagogiafaat2008.blogfacil.net/Ped2008-b1/LIBANEO-Jose-Carlos-b1-p7.htm
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