sexta-feira, 9 de agosto de 2013

JOGOS ELETRÔNICOS OS PERIGOS E AS OPORTUNIDADES

 
 
  
Através da evolução da ciência e do avanço tecnológico o homem tem se voltado mais para a busca da segurança do próprio capital em detrimento da sua condição de ser humano, tornando-se assim, um pigmeu ético sucessível à influência nunca antes vista e provocada por essas mudanças.
Na atualidade vive-se uma espécie de crise ética, alimentada pela própria natureza humana que se acostumou com a inversão de valores, de conceitos e atitudes, planificando e horizontalizando todas as coisas. O esconde-esconde dos valores que usurpamdo ser humano a capacidade de pensar, refletir, agir e reconstruir, envolto na mentalidade pós-moderna produz o fenômeno da inversão de conceitos nas relações interpessoais e na maneira do ser humano posicionar-se diante de si mesmo.
Nesse sentido, não podemos deixar de reconhecer a importância da ciência e da tecnologia como progresso. Porém ressalta-se que essas evoluções deverão estar a serviço do homem e não este escravo das mesmas. Dentre essas evoluções destacamos aqui a comunicação que se tornou o meio mais utilizado pelo fenômeno da globalização, de uma economia mundial e do avanço da tecnologia. São vários os meios de comunicação usados para transmitir ideias de pessoa para pessoa, como: TV, internet, rádio e outros.
As crianças vivem neste processo, e por isso suscetível  às mesmas informações. É preciso entender que para proteger a criança da alienação frente aos meios de comunicação faz-se necessário aprofundar-se no assunto para vivência-lo de forma reflexiva. A comunicação é um negócio, por isso não há escrúpulos nos programas de TV, nos games e no uso de outros meios.
 A questão paira no que se está consumindo sem perceber. E mais especificamente, o que está sendo empurrado para as crianças, direta ou indiretamente está influenciando na educação dos futuros homens e mulheres da sociedade. Um bom exemplo de influências são os jogos, que podem ser pedagógicos ou violentos. Aqui não serão abordados os jogos pedagógicos, mas os jogos violentos que têm invadido com velocidade o mercado infantil, e atraindo milhares de crianças.
Há hoje um reconhecimento de que a educação é construída em muitos lugares, através de várias agências. Além da família, a educação acontece na escola, nos meios de comunicação, nas empresas, clubes, na vida urbana. A escola não pode se limitar a repassar matérias excluindo do currículo escolar as questões sociais e o currículo oculto dos alunos.
Deve-se ter uma reflexão da importância da família e da escola assumirem suas funções enquanto instituições mais importantes para a formação das crianças e adolescentes, incluindo como preocupação o mundo das informações, os games e desenhos infantis, despertando para o poder que a mídia exerce na formação da personalidade das crianças e adolescentes.

Fonte: http://omebe-educacaoreligiosa.blogspot.com.br/2012/11/jogos-eletronicos-seus-perigos-e.html

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