Através da evolução da
ciência e do avanço tecnológico o homem tem se voltado mais para a busca da
segurança do próprio capital em detrimento da sua condição de ser humano,
tornando-se assim, um pigmeu ético sucessível à influência nunca antes vista e
provocada por essas mudanças.
Na atualidade vive-se
uma espécie de crise ética, alimentada pela própria natureza humana que se
acostumou com a inversão de valores, de conceitos e atitudes, planificando e
horizontalizando todas as coisas. O esconde-esconde dos valores que usurpamdo
ser humano a capacidade de pensar, refletir, agir e reconstruir, envolto na
mentalidade pós-moderna produz o fenômeno da inversão de conceitos nas relações
interpessoais e na maneira do ser humano posicionar-se diante de si mesmo.
Nesse sentido, não
podemos deixar de reconhecer a importância da ciência e da tecnologia como
progresso. Porém ressalta-se que essas evoluções deverão estar a serviço do
homem e não este escravo das mesmas. Dentre essas evoluções destacamos aqui a
comunicação que se tornou o meio mais utilizado pelo fenômeno da globalização,
de uma economia mundial e do avanço da tecnologia. São vários os meios de
comunicação usados para transmitir ideias de pessoa para pessoa, como: TV,
internet, rádio e outros.
As crianças vivem
neste processo, e por isso suscetível às mesmas informações. É preciso entender
que para proteger a criança da alienação frente aos meios de comunicação faz-se
necessário aprofundar-se no assunto para vivência-lo de forma reflexiva. A
comunicação é um negócio, por isso não há escrúpulos nos programas de TV, nos
games e no uso de outros meios.
A questão paira no
que se está consumindo sem perceber. E mais especificamente, o que está sendo
empurrado para as crianças, direta ou indiretamente está influenciando na
educação dos futuros homens e mulheres da sociedade. Um bom exemplo de
influências são os jogos, que podem ser pedagógicos ou violentos. Aqui não
serão abordados os jogos pedagógicos, mas os jogos violentos que têm invadido
com velocidade o mercado infantil, e atraindo milhares de crianças.
Há hoje um
reconhecimento de que a educação é construída em muitos lugares, através de
várias agências. Além da família, a educação acontece na escola, nos meios de
comunicação, nas empresas, clubes, na vida urbana. A escola não pode se limitar
a repassar matérias excluindo do currículo escolar as questões sociais e o
currículo oculto dos alunos.
Deve-se ter uma
reflexão da importância da família e da escola assumirem suas funções enquanto
instituições mais importantes para a formação das crianças e adolescentes,
incluindo como preocupação o mundo das informações, os games e desenhos
infantis, despertando para o poder que a mídia exerce na formação da
personalidade das crianças e adolescentes.
Fonte: http://omebe-educacaoreligiosa.blogspot.com.br/2012/11/jogos-eletronicos-seus-perigos-e.html
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